Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dando uma nova vida para aquele seu computador antigo

Fui na pilha deste review <http://mylinuxexplore.blogspot.com.br/2014/04/zorin-os-8-lite-review-super-efficient.html> e deste aqui <http://mylinuxexplore.blogspot.com.br/2014/10/zorin-os-9-lite-review-one-of-best-lxde.html> e instalei o Zorin OS 9 Lite num computador velhaco que tenho aqui.

O computador é um HP Pavilion ZE (processador de 1,4 GHz Intel Celeron M 360, 32 bits, RAM de 1GB), que eu comprei lá em 2004 (uau! mais de 10 anos!). E o Zorin OS 9 Lite deu uma nova vida para esta maquininha!

Se você já é do ramo de distribuições leves para computadores antigos, já deve ter usado ou no mínimo ouviu falar do lubuntu. O Zorin OS Lite é baseado no lubuntu, e portanto também usa o LXDE como Desktop.

Gostaria de deixar claro que eu já testei muitas destas distribuições que são consideradas para computadores antigos (lubuntu, LXLE, crunchbang!, antiX, dentre outras). E afirmo enfaticamente que o Zorin OS 9 Lite foi o melhor que encontrei. Tanto no quesito desempenho, como reconhecimento de hardware. Uma distribuição que ficaria em segundo lugar seria o lubuntu, mas vou elencar aqui apenas três pontos que o Zorin Lite ganha do lubuntu:

1. o lubuntu não detectou minha placa de wifi; o Zorin, sim. Claro que isso é facilmente resolvido (b43-fwcutter), mas se o seu hardware já é detectado logo de cara, melhor, né?

2. o lubuntu não vem com recurso de hibernar; o Zorin, sim. Mais uma coisa que é relativamente fácil de resolver, mas o Zorin Lite já vem com isso resolvido.

3. o lubuntu não reconheceu minhas teclas de regulagem de brilho da tela; o Zorin, sim. E isso é importante para economizar bateria.


A única coisa que fiquei triste com o Zorin OS 9 Lite é ele não ter versão 64 bits para eu instalar num outro notebook modesto que tenho aqui. Outra coisa é o visual do tema padrão, que eu achei muito feinho. Mas evidentemente, isso é moleza de personalizar. Aliás, já estou preparando um post sobre personalização do LXDE, para deixá-lo mais bonitinho. ;)

Então concluindo: se você tem um computador antigo com processador de 32 bits, instale o Zorin OS 9 Lite que com certeza vai dar uma revitalizada na sua máquina! ;-)

Para baixar, vá em http://zorin-os.com/free.html e escolha a versao Zorin OS 9 Lite.

Nenhum comentário:

tags