Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de julho de 2007

DCL: READ x INQUIRE

Dica para OpenVMS. Nada a ver com Linux, UNIX, FreeBSD e muito menos Windows.

Essa eu aprendi em algum texto encontrado em http://www.kgbreport.com/dcl.html, só não me lembro qual.

Usar READ no lugar de INQUIRE para entrada de dados faz com que o dado entrado NÃO fique no buffer do RECALL (ou seta para cima). O READ também não converte a string entrada para maiúsculo como o INQUIRE faz. Estas características do READ são favoráveis em vários momentos.

Exemplo:

$ READ SYS$COMMAND SIMBOLO /PROMPT="Entre com o dado: "


Execute o seguinte código e observe o que acontece:
$ INQUIRE I_STRING "INQUIRE PROMPT"
$ READ SYS$COMMAND R_STRING /PROMPT="READ PROMPT: "
$ WRITE SYS$OUTPUT "I_STRING: ",I_STRING
$ WRITE SYS$OUTPUT "R_STRING: ",R_STRING

Sugestão: entre com caracteres maiúsculos e minúsculos (exemplo: seu nome com a primeira letra maiúscula) e repita a entrada nas duas solicitações (read e inquire). Quando retornar ao prompt use seta para cima no teclado para observar o que está no buffer.

Quem gosta de fuçar VMS vai poder ler vários textos encontrados no endereço mencionado. Este é o único lugar na web em que achei tanto material instigante sobre VMS, sem ser os manuais da Digital (ou Compaq, ou HP, sei lá!).

Nenhum comentário:

tags